Simulação - estratégias de amortização de crédito


Frequentemente surge a questão quando se tem algum dinheiro extra: devo amortizar os créditos ou investir o dinheiro? A decisão é sempre pessoal tendo em conta o perfil de risco. Contudo, frequentemente é dada a indicação de que se o juro do crédito é inferior ao retorno que se pode obter com investimentos, então pode fazer sentido não amortizar e investir o capital disponível. Embora seja um simplificação válida, esta recomendação ignora a variação dos retornos dos ativos de risco (como as ações) no curto prazo e que podem ter um impacto decisivo sobretudo quando falamos de créditos com maturidades mais curtas. 

Nesse sentido decidi fazer uma simulação de estratégias de amortização para um crédito exemplo de 10.000€ a 5 anos (por exemplo crédito automóvel) tendo em conta várias taxas de juro e três estratégias: A) nenhuma amortização e aplicação de 10.000€ no índice MSCI World index ("Investir"); B) Amortização total com reinvestimento do valor correspondente às mensalidades do credito no mesmo índice; C) amortização total e aplicação do valor correspondente às mensalidades num produto com taxa de juro fixa de 2% (a simular um produto de capital garantido). Para simular vários cenários de retornos em períodos de 5 anos, foi realizada uma simulação bootstrap tendo em conta as rentabilidades mensais  do índice MSCI World entre Janeiro de 1978 e Novembro de 2025 em que eram selecionados bloco contínuos de 60 meses de retornos. O Índice MSCI World acompanha os mercados aconistas de 23 países desenvolvidos e é um dos índices mais utilizados e com história mais longa.

Os resultados no final do período de 60 meses foram comparados tendo em conta: retornos médios, medianos, percentis 10 25, 75 e 90 assim como máximos e mínimos. Foi também avaliada a probabilidade de sucesso entre as 3 estratégias ( A vs B, A vs C e B vs C). 

Foram ignorados custos de seguros, custos de penalizações por amortizações ou comissões de compra/gestão dos fundos índice. Deve-se ter em conta que a rentabilidade média anual do índice neste período foi de 10,08% (em USD) o que é acima da rentabilidade média a muito longo prazo das ações (~8%) o que pode favorecer as estratégias de investimento vs amortização.


Resultados

Verificou-se uma probabilidade > 50% de a estratégia de investimento ser superior à de amortização com reinvestimento em créditos com taxas de juro abaixo de 9,26% -> isto significa que para um credito com juro desta ordem ambas as estratégias tinham probabilidade semelhante de sucesso. Contudo, para uma probabilidade  de sucesso mais conservadora (75%) teríamos que ter um juro igual ou inferior a 4,85%. Assim, mesmo com taxas de juro de crédito baixas, existe uma probabilidade relevante de uma estratégia de investimento sem amortização perder face à amortização com reinvestimento do valor das mensalidades. Caso o perfil de risco seja conservador, pode fazer sentido amortizar mesmo créditos com juros relativamente baixos, desde que se reinvista os valores correspondente às mensalidades dos créditos. 

Não aproveitar para investir o dinherio que fica livre com as mensalidades ou simplesmente aplicá-lo em instrumentos de capital garantido foi pior na grande maioriados cenários vs reinvestir esse dinheiro libertado no índice MSCI World.

Abaixo coloco as tabelas para os resultados de créditos com juro entre 5-10%.













Em posts futuros  será feita uma simulação para créditos a mais longo prazo.


Poupem, invistam e relaxem!

 

Comentários

Mensagens populares